O CENTRO CULTURAL É UMA BOA IDEIA?

O CENTRO CULTURAL É UMA BOA IDEIA?

Aimagem acima , reflete o tamanho do Projeto Cultural de Neves. Por Fred Araujo

Como todos os moradores do Bairro de Neves, eu passava pra lá e pra cá, todos os dias  na frente daquele prédio abandonado.Aquele dia se tornou especial para mim quando comentei com uma moradora, como uma Clinica daquela, que serviu a tantas pessoas pudesses está naquele estado e por tanto tempo.

A senhora comentou que o dono não queria saber daquilo não e agora está servindo de moradia para os “cracúdos”(CRACUDOS é a forma pejorativa de alguém que quer discriminar os usuários de drogas ilícitas) Aí eu retruquei que havia notícias que estão roubando tudo ali dentro.Objetos, tipo cama hospitalar, cadeiras de ferro,armários e equipamentos caríssimos já foram roubados de lá de dentro. Ali só existem as paredes do prédio, porque as janelas e portas foram arrancadas, junto a outros equipamento médicos. Sabedor desta situação degradante resolvi tomar uma atitude e aí pensei em tornar aquele espaço abandonado em algo útil para todos.

Foi assim, que surgiu a ideia de transformar aquilo num Centro Cultural. Sem ter certeza de nada resolvi entrar entrar no terreno e fazer algumas filmagens e mostrar ao médico que é herdeiro de um dos antigos donos.

Desde Outubro venho mantendo contato com o seu advogado que também achou uma boa ideia a gente “ocupar” o prédio todo para aquela finalidade.

Estamos em Dezembro de 2019 e de posse do documento nos autorizando a entrar,  começamos  nesta segunda feira 16 a fazer as primeiras de muitas ações de limpeza e reconhecimento do terreno que estamos pisando.

Muitas pessoas se dispuseram a nos ajudar mas até hoje, concretamente apenas Eu, Nilda, Luciana, Antônio Pedro ,Geovano e Ed Farias estivemos presentes, munidos de mascaras, vassouras,cloro e alguns litros de desinfetantes.

O material retirado apenas do térreo da Antiga Casa de Saúde Nossa Senhora das Neves nesta segunda feira tornou-se um entulho gigantesco e nos fez pensar no aluguel de caçambas de ferro para  a retirada do lixo acumulado no local. Cada caçamba custa em torno de Duzentos reais e vamos precisar de muitas.

Em breve estaremos disponibilizando uma Conta Corrente na Caixa Econômica Federal para recebermos as doações dos nossos amigos, artistas, camaradas, vizinhos e quem mais puder ajudar.

FRED ARAUJO AO SEU DISPOR.aQUI SERÁ CRIADO O POLO cULTURAL DE SÃO GONÇALO

 

Fred Araujo

Sou um Produtor Cultural nato.Jornalista por vocação e Artesão em Jóias de Prata por necessidade.Cinquenta anos de atividades na Feira Hippie de Ipanema.Atuo na área do Audiovisual de forma independente, sem vínculos empregatícios com nenhuma empresa de comunicação brasileira. Criei a TV Comunitária de São Gonçalo e o site www.rionlinetv.com, por onde divulgo as minhas reportagens.Leio livros de História, Ciência, Psicologia, e Filosofia e sou o Editor deste site que criei a cerca de nove anos.